Hormônios ajudam a acelerar o amadurecimento na floração?

Cultivo Vital

hempadao 30 março, 2014

por Sergio Vidal, autor do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor

Essa semana recebi uma mensagem muito interessante, com fotos (muito obrigado!) através do email do Hempadão – hempadao@gmail.com, a qual transcrevo abaixo:

"Eu e a minha namorada plantamos uma semente aleatória sem saber a espécie outdoor, em outubro de 2013. Em fevereiro/2014 ela começou a dar os primeiros sinais de floração. Cerca de duas semanas após a floração uma amiga que já tinha experiência na área recomendou que colocássemos um hormônio de floração para aumentar os buds, por ser nossa primeira planta acatamos o conselho, porem no dia seguinte à aplicação 90% dos pistilos tinham mudado de cor e já estavam avermelhados. Em pesquisas anteriores vimos que quando mais 60% dos pistilos mudam de cor é necessário fazer a colheita. Mandamos uma fotos em anexo para saber se já esta da hora da colheita feliz ou se já passou da hora."

Pessoalmente eu não gosto da idéia de usar hormônios para interferir na floração da cannabis. Talvez seja um preconceito e existam maneiras seguras de usá-los, ou eles de fato tenham eficácia comprovada, mas eu a desconheço. Acho que ainda faltam muitas pesquisas sobre o tema para poder afirmar que os hormônios realmente faça diferença na floração. Pessoalmente acredito que, mesmo que eles funcionem, devem ser da mesma ordem como os suplmentos alimentares para atletas, ou seja, servem, desde que você já esteja com a saúde 100% em dia, se alimentando de forma excelente e com um condicionamento físico de um atleta. Isso significa que o metabolismo está consumindo todos os nutrientes de forma ótima. Numa planta de cannabis funciona da mesma maneira, somente quando a planta está em condições ótimas, com excelente iluminação, circulação de ar, e todos os fatores em perfeito estado é que ela estará em condições de receber "suplementos".

Pela descrição do seu cultivo dá pra notar que a planta ainda tem um longo caminho pela frente até estar totalmente madura, pronta para ser colhida. Segundo você mesmo ela inicio a floração em fevereiro. Como é uma semente de fumo comprado nas ruas, certamente tem características sativas de floração longa. Isso significa que sua planta levará ao menos 75 dias de floração para ficar madura o suficiente, contando a partir dos primeiros sinais de florescimento. As fotos estão com foco ruim, mas dá pra ver que ainda têm muitos pistilos brancos e que ainda há um longo caminho pela frente até essa planta ficar pronta para ser colhida.

Somente variedades indicas com uma genética muito bem selecionada amadurecem totalmente com 60/65 dias. Dificilmente plantas germinadas de sementes de fumo comercial no Brasil irão amadurecer com menos de 70 dias, pois são genéticas com características bem sativas.

Mais uma vez espero que tenham gostado do texto e, principalmente, que ele tenha ajudado a esclarecer mais a respeito da natureza da cannabis e do seu cultivo. Enviem suas mensagens, críticas, etc e, principalmente as dúvidas, preferencialmente com fotos, para o e-mail:hempadao@gmail.com

Até semana que vem! namaste!

Consulte outros artigos sobre cultivo: Clique Aqui  e aqui

*Antropólogo, Redutor de Danos e Cidadão Ativista engajado na construção de um Brasil com leis e políticas públicas sobre maconha e outras drogas mais humanas e eficientes.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina