Governo Obama contra a Maconha Medicinal [Weed Around the World #3]

WAW

hempadao 3 agosto, 2013

traduzido do The Week

A Delegacia de Narcóticos dos E.U.A. fez incursões em pelo menos 14 dispensários (estabelecimentos responsáveis pela venda de maconha medicinal) na última quarta-feira (24/07/13) na região de Seattle. Essa foi a maior operação deste tipo desde que as "farmácias de maconha" abriram no estado, em 1998, de acordo com o jornal the Seattle Times.

As operações tiveram como alvo os estabelecimentos que supostamente estavam fazendo vendas ilegais para “não-pacientes”, afim de “satisfazer seus anseios pessoais”. Não fomos em lojas que estão dentro da lei, de acordo com a DEA (delegacia de narcóticos).

“As leis estaduais de compaixão nunca tiveram a intenção de proteger condutas criminosas ousadas, sob a máscara de tratamento médico”, disse Jenny Durkan, procurador em Seattle, durante um pronunciamento.

Whashington legalizou a posse de até uma onça (aprox. 31,1g) de maconha em Novembro, sendo um dos únicos estados na nação – o outro é Colorado – a permitir que um cidadao fique chapado. No entanto, o governo federal ainda considera a droga ilegal e mantem o poder de regulá-la em qualquer estado.

Em 2009, o procurador-geral Eric Holder anunciou que a administração (DEA) não deveria ter como alvo dispensários de maconha, desde que estejam de acordo com as leis estaduais. Contudo, no começo de 2011, sob as novas diretrizes da DEA, os federais perseguirem agressivamente os dispensários ao “prender cultivadores que estejam totalmente de acordo com as leis estaduais, jurando tomar a propriedade de qualquer um que ouse até alugar para dispensários legais, e ameaçando prender os funcionários do estado resposáveis por regular a maconha medicinal”, escreveu Tim Dickinson na revista Rolling Stone ano passado.

Em junho de 2011, o Departamento de Justiça tentou esclarecer a postura do governo Obama, com o Deputado e Procurador-Geral James Cole escrevendo numa nota que qualquer um “no ramo de cultivo, venda ou distribuição de maconha, e qualquer um que facilite estas atividades, estão em violação com o Ato de Substancias Controladas, indiferente da lei estadual.”

Mais desta nota: AQUI

Desde que o Presidente Obama assumiu o cargo, sua administração gastou 300 milhões de dólares combatendo maconha medicinal de acordo com um relatório de Junho do Americans For Safe Access (americanos por acesso fácil), um grupo pró maconha medicinal.

O governo está para anunciar uma nova e clara política de intensificação nessas apreensões, agora que Washington e Colorado legalizaram o uso recreativo da maconha, além do medicinal, dizendo apenas que uma posição oficial será entregue "relativamente em breve". Enquanto isso, os agentes federais continuaram a caça aos dispensários de maconha medicinal.

Em maio, a DEA enviou cartas para os 11 dispensários da região de Seattle avisando-os das violações, e dando-os 30 dias para se regularizarem, ou enfrentar uma ação federal. Não está claro se as apreensões da última quarta feira foram relacionadas à estas cartas. E no mês passado, os agentes do DEA entraram com uma ação contra 100 dispensários de maconha medicinal na Califórnia

Esses esforços elucidaram a política pública em relação aos dispensários de maconha:
"Chegar duro" nos dispensários fora-da-lei, mas deixar os outros em paz. O deputado AG Cole escreveu num memorial de 2011 que devido aos "recursos federais limitados", o governo não poderia ir atrás de todo mundo, portanto, deveria focar seus esforços nos que estão operando em violação com as leis estaduais. E ele também aconselhou agentes da lei a dar uma busca minusciosa nos mega-estabelecimentos com renda anual de milhões de dólares que brotam, já que cada vez mais e mais estados têm relaxado suas leis em relação à maconha.

Temendo uma repressão mais ampla, do Partido Democrata da Califórnia já emitiu uma demanda de resoluções para que Obama recue. Se o governo vai fazer isso, ainda não sabemos..



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina