Finalmente! STF deve julgar a descriminalização do porte de drogas

WeedNews

hempadao 17 maio, 2015

Lembra daquele processo no Supremo Tribunal Federal que pode descriminalizar o porte de drogas no Brasil? Falamos muito dele, mas acabamos deixando de lado, cansados da morosidade na tramitação do RE 635659, que desde 2011 está guardado em uma gaveta do ministro Gilmar Mendes. Mas tudo indica que o tão esperado julgamento deve ocorrer nas próximas semanas.

 

O RE 635659 trata do caso de um cidadão que já estava preso no estado de São Paulo e foi flagrado na cela com 2g de maconha. Com a ajuda da defensoria pública paulista o caso passou por juízes e desembargadores, com a defesa questionando a condenação do porte de drogas para uso pessoal, mesmo que esta não resulte em pena de prisão. Vale destacar que esse réu não estava preso por delitos da lei de drogas.

Agora, com o caso no supremo, o processo ganhou uma dimensão maior. Se a maioria dos ministros entender que este cidadão não pode ser condenado por portar drogas para uso pessoal, a decisão se amplia para todos os brasileiros que futuramente forem enquadrados na mesma situação. A descriminalização do cultivo caseiro de drogas também será contemplada com este processo.

Na prática, o artigo 28 da lei de drogas (que trata do porte para uso pessoal) deixa de existir. Entretanto, o artigo 33 (que trata do tráfico) continua valendo, e ainda corremos o risco de ter muitos usuários enquadrados e presos.

Mesmo que o Supremo decida pela pela descriminalização do usuário, as drogas ainda vão continuar ilegais no Brasil. Você pode se livrar do processo, mas se rodar vai perder a droga que estava portando ou cultivando.

A legalização que tanto defendemos não vai sair pelo STF. O único caminho para essa conquista ainda é o Congresso Nacional.

E lá você sabe que o ambiente anda lotado de proibicionistas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina