Encontro reuniu pacientes e pesquisadores para debater uso medicinal da maconha em Aracaju

Hemportagem

hempadao 16 julho, 2015

Fotos: Produção Casa Rua da Cultura

Na última sexta-feira, 10/07, a Associação Multidisciplinar de Estudos sobre Maconha Medicinal – AMEMM promoveu, com apoio do Conselho Regional de Psicologia e da Casa Rua da Cultura, o I Seminário Sergipano sobre Maconha Medicinal.

O bate papo contou com a participação do professor e advogado da AMEMM, Cacá Ribeiro, que falou a respeito do atual status legal dos usos medicinais da maconha e esclareceu o público a respeito de quais são os atuais tramites burocráticos para obter autorização para fazer uso legal de medicamentos e extratos de cannabis. O farmacêutico Ébano de Castro, também membro da AMEMM, descreveu algumas das substâncias naturalmente encontradas na maconha, os chamados fitocanabinóides e como funcionam em atuação no organismo humano, especialmente no tratamento de algumas doenças.

O antropólogo Sergio Vidal, atualmente presidente da Associação, narrou o histórico da luta pela legalização do uso medicinal da cannabis e de como tem sido o trabalho da entidade no acolhimento dos pacientes e na publicação de informações sobre o uso medicinal da cannabis. O público presente foi composto por uma diversidade de pessoas, entre as quais haviam pacientes, familiares de pacientes, psicólogas e psicólogos, estudantes de psicologia, profissionais de saúde e outras pessoas interessadas.

A maioria das perguntas foram relacionadas com as aplicações da cannabis para diferentes doenças e sobre os efeitos colaterais e riscos do uso, e também como dialogar com o público leigo e separar a imagem do uso medicinal daquela do uso recreativo ou como seria um futuro cenário no qual a cannabis fosse 100% legalizada para uso medicinal. Muitas questões ainda ficaram por serem feitas e esse foi apenas um de muitos debates que a AMEMM e o movimento antiproibicionista de Sergipe irão realizar. Em breve teremos mais notícias. Acompanhe o trabalho da AMEMM através do site www.amemm.org ou pela página do facebook: AQUI



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina