Easy Skanking no… [Letras de Marley #235]

Letras de Marley

hempadao 27 agosto, 2013

por Ícaro Mourão

easy skanking bob marley 4Salve Salve galera!

Aqui segue mais uma edição do Letras de Marley, agora com a música "Easy Skanking". Totalmente relaxante e calma, é a primeira do álbum de 1978 "Kaya", termo que também se refere à cannabis, já tendo como formação "Bob Marley and the Wailers". Acenda um e relaxe ouvindo mais essa clássica do Rei do Reggae!

"Para alguns leigos, skanking é uma ritmo lento que fica melhor quando se está chapado. E por um tempo, no final dos anos setenta, parecia que toda a ilha da Jamaica permanecia firme e uníssona desta maneira. Os avisos destas pessoas inocentes eram de que, apesar da violência endêmica, a polícia tinha ordens de procurar, julgar e só depois perguntar (parecido com alguns lugares do Brasil, né?!).

À medida que a década de setenta terminava, o Movimento Rastafari, com seu foco principal na paz, estava ganhando uma enorme força num país controlado por guerras tribais, o que acabou por intensificar os esforços das autoridades em minar a cultura Rasta. Bloqueios e policiais armados com M-16 estavam por toda parte, e o porte da ‘droga’ era julgada na mesma cena do flagrante, da forma que os policiais quisessem (coincidência?).

Muitos artistas do Reggae como Bob Marley ignoraram o risco de fumar em qualquer lugar ( Peter Tosh acabou indo para a cadeia por seu desafio). Mas, ao contrário de P. Tosh, que tendia mais para a provocação, Marley foi mais sutil. ‘Excuse me while I light my spliff’ (Desculpe me enquanto eu acendo meu baseado) foi sua maneira gentil de dizer para a Babilônia ir para o inferno!"

Infumações baseadas no livro "The Stories Behind Every Bob Marley Song 1962 – 1981",

de Maureen Sheridan



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina