Duvida do Leitor sobre Clonagem e Obtenção de Sementes

Cultivo Vital

hempadao 15 fevereiro, 2014

por Sergio Vidal

20140205_215906Hoje temos uma carta muito especial de um leitor que enviou inclusive algumas fotos. Vou comentar alguns dos tópicos levantados por ele na mensagem a seguir:

“Amigo, por gentileza me ajude com pequenas dúvidas quanto a minha primeira tentativa séria.

A semente que brotou é de prensado. Ela brotou e como já tenho algumas plantas que cuido em minha varanda acabei por dar a atenção e tratamento que essa planta merece. Tambem queria dar o primeiro passo para o cultivo mas sempre faltava alguma coisa e sobravam desculpas. O que pega é que agora eu posso me dedicar um pouco ao cultivo e com a devida ajuda de quem entende eu certamente obterei um sucesso maior.

Local da plantinha hoje: minha varanda. Essa varanda é de cara pra rua. O sol nasce e ja bate na varanda, que deixa de tomar sol direto somente depois das 15h devido ao angulo da construção.

Ela fica exposta a todas as loucuras que rolam nessa minha varanda: chuva, ventos fortes (aqui na city venta forte toda a tarde, uma loucura para as casas sem forro no telhado, rs). Também rolam umas maritacas malucas, gritam o tempo todo mas em geral nem colam perto das plantas mas isso pode ser um perigo quando elas sentirem o maravilhoso aroma que sai dessas folhinhas.

O solo que uso nas plantinhas acabei usando pra transplantar ela de um vaso para outro. No solo continha, até ontem, apenas terra preta com resíduos orgânicos e muito carinho de minha parte.

Hoje dei um up, comprei farinha de osso e espalhei cerca de 2 colheres de sopa nesse vaso. Complementei com humus de minhoca e uma rega honesta de 1 litro de agua com nitrogenio soluvel. a proporcao foi de 1 colher de sopa para esse 1 litro. A planta está firmíssima. as fotos que anexei são de ontem, com o solo de ontem. Hoje fiz isso e testarei se a planta reage bem.

Ela esta, pelos meus cálculos, com cerca de 21 dias de vida. Se for mais que isso é coisa de 3 ou 4 dias pq nao me recordo muito bem. Talvez eu saiba disso quando pesquisar os arquivos das fotos que salvei de quando ela era apenas um baby.

Gostaria de obter informações pra passar a fazer algo firmeza daqui pra frente com os recursos que tenho que são minha varanda e minha disposição em fazer algo florescer nela. Os demais itens eu consigo com o devido apoio e orientacao. Ja pesquisei um pouco mas to buscando algo que me ajude com minha real experiencia. Tambem preciso investir em sementes, dessas feminilizadas (ou nao) pra tentar manter um fluxo de plantio que atenda minhas expectativas de usuario que quer obter seu fumo de forma limpa e honesta.

Obrigado pela atenção,

Gustavo G.”

———————————————

Primeiro, seria bom notar que a planta está com uma aparência bem saudável na foto. Então dificilmente ela precisará de uma suplementação extra muito forte de nitrogênio nas próximas semanas. O que quero dizer é que talvez essa colher de sopa por litro de água seja algo muito concentrado. Talvez sua planta esteja "fritando" um pouco com o excesso de fertilizantes. Se as pontas das folhas estiverem com aparência de queimada é sinal de overfert. Aplique uma quantidade grande de água pura no solo, para que o excesso de sais sejam lavados para fora da terra. Mas isso só pode ser feito se o solo estiver bem aerado, com uma quantidade boa de substrato aerador. para que a terra não empape e a planta morra asfixiada por falta de oxigênio nas raízes.

Se a planta sobreviver a essa overdose de nutrientes do fertilizantes + farinha de osso, é bom dar um tempo sem dar nada pra ela comer. Ajuda se ela ficar luz solar uma quantidade boa de horas por dia, assim ela irá aproveitar melhor os nutrientes do solo.

Se você quer saber sobre cuidados ao comprar sementes, aconselho ler esses links: LEIA AQUI
Qual o risco de rodar comprando sementes? Parte I e Parte II

E se quiser saber sobre como produzir clones ou mudas, leia os links:
Clonagem e Momento certo para tirar clones

Mais uma vez espero que tenham gostado do texto e, principalmente, que ele tenha ajudado a esclarecer mais a respeito da natureza da cannabis e do seu cultivo. Enviem suas mensagens, críticas, etc e, principalmente as dúvidas, preferencialmente com fotos, para o e-mail: hempadao@gmail.com

Até semana que vem! namaste!

Consulte outros artigos sobre cultivo: Clique Aqui  e aqui

*Antropólogo, Redutor de Danos e Cidadão Ativista engajado na construção de um Brasil com leis e políticas públicas sobre maconha e outras drogas mais humanas e eficientes.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina