#CultivoVital Cultivo em Solo Inerte: quando devo começar a fertilizar?

Cultivo Vital

hempadao 4 abril, 2015

por Sergio Vidal, autor do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo

A pergunta de hoje veio de um leitor através da página de facebook do livro de Cultivo Medicinal. O leitor enviou uma série de mensagens descrevendo como está seu cultivo e enviou algumas fotos também. Essas informações nos ajudam a ter uma idéia do cultivo e poder ajudá-lo com alguns conselhos. Vamos ver:

“Mano se n for incomodar me tira essa dúvida antes do livro chegar. Tô com umas planilhas aq q tão com 12 dias. Germinei elas em turfa, vermiculita e casca de pinus como substrato. Agr to com a seguinte dúvida. Tô querendo transplantar elas p um pote maior e uma por porte e add pó de cocô e argila expandida p aumentar a drenagem do solo. Era uma boa?? E como esse substrato e praticamente inerte tava pensando em adubar esse novo vaso com npk 04/20/20 p estimular as raízes. Até o começo do vegetativo! Seria uma boa aduba-lá??  Ou CE acha q só no vegetativo??”

image1Pessoalmente não gosto de usar solos 100% inertes para vegetar. Então, esse é o primeiro conselho que dou. Solos para germinação devem conter ao menos alguma quantidade de humus de minhoca, para proporcionar microelementos e algum nitrogênio para as bebezinhas. Mas é possível apenas germinar em solos inertes, como você fez. Porém, é necessário ter em mente que a cada dia a planta vai aumentar a sua necessidade nutritiva e, portanto, sua demanda por algum tipo de alimento. Ela irá buscar no solo e, caso não tenha no substrato, será necessário você administrar via fertilizantes.

Apenas pessoas muito experientes têm habilidade suficiente para nutrir uma planta desde o começo da vida usando fertilizantes. Eu realmente não aconselho para iniciantes. Acho que o melhor é prepara um substrato com alguma quantitade de farinha de osso e algum húmus de minhoca para garantir alguma nutrição para a planta, ao menos durante o vegetativo. Se você optar por experimentar fazer tudo no inerte mesmo, aconselho comprar um fertilizante que seja mais rico em nitrogênio, pois esse é o nutriente que a planta mais consome durante o vegetativo. O que você informou que já tem serve para a floração.

Você já germinou todas as sementes no mesmo vaso, ou muitas por vaso, o que é um risco. Agora terá que tentar separar a s plantas, transplantando-as com cuidado máximo, para que possam ser acolhidas em outros vasos, maiores e com mais substrato.

É importante começar a estudar pois muitas dúvidas e informações básicas já foram respondidas em outros artigos. Consulte no link: AQUI!
Até semana que vem, namaste!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina