Conversativa com PXE

ConverSativa

hempadao 20 maio, 2013

Difícil ir à Zona Sul do Rio de Janeiro e não ver uma arte do PXE. Artista e maconheiro, Marcio PXE respondeu as tradicionais 7 perguntas do Conversativa e ainda deu brinde de obra em alta resolução para download. Entre dicas de arte e música, o descontraído papo revela também um pouco da biografia desse nosso irmão de militância.

1) Se apresenta ae pra quem não te conhece ainda… porque esse apelido e desde quando você pratica a arte do grafite?

Meu nome é Marcio, mas todo mundo me chama de PXE. Ganhei o apelido aos 7 anos de idade. Morava na ZN perto de uma comunidade e a molecada arranjava uns conflitos de vez em quando. Daí um amigo do meu irmão me apelidou. “Se alguém te pegar, fala que é meu peixe!”. Dois anos depois, cortei as 2 primeiras vogais depois de ver um programa falando sobre leitura dinâmica. Abandonei a TV mas o nome ficou pra sempre. Comecei a pixar por volta dos 15 anos, mas só fui grafitar no fim de 2010. Antes disso, me formei em design pela UFRJ, trabalhei em agências de publicidade e design no Rio e SP até jogar tudo pro alto e me dedicar somente à arte.


2) A cannabis te ajuda ou te atrapalha em quais partes do processo criativo de desenhar? Ideia, esboço, concepção, colorir?

A cannabis não me atrapalha em nada, só ajuda! Costumo criar sem fumar, mas também crio fumando maconha. Me entendo bem com a planta! Ideia, esboço, concepção, colorir – tudo vai bem com ela!

3) Qual sua arte mais repleta de THC? Tem como mandar a foto ou imagem pra gente?

Voltei a desenhar com força total em 2006. No 2º blackbook, criei a arte “Acordando, mostrando como nossa percepção muda ao usar a erva. Mas a arte que tem mais THC é a “Hindu Kush” (nome sugerido pelo Mouchoque, da Rádio Legalize), que virou um painel bonitão na última edição do Pot In Rio!

pra geral baixar:

acordando (A4 p/b): http://www.mediafire.com/?3e1tlbnera8lhl2

hindu kush (A4 p/b): http://www.mediafire.com/?ot6yyddl57l5ry8

hindu kush (wallpaper):http://www.mediafire.com/?c6nak1iwolh0cdz#)

4) Como você consegue ganhar a vida como artista? Isso é um tipo de heroísmo, nos dias de hoje…

Ganho a vida sem pressa. Tô mais preocupado em fazer arte do que fazer grana, a todo custo, como muitos fazem por aí. Minha vida mudou muito depois de 2006, cortei vários supérfluos. Vendo pouco, mas vendo caro. Valorizo muito o que faço. E me esforço pra cada vez fazer melhor. Posso ganhar 100 pratas vendendo uma camisa ou 10000 numa arte mas estou mais focado em criar. Dinheiro é o fim, não o meio! 😉

5) Você tem um programa na Radio Legalize, não é verdade? O que você toca por lá, quais seus estilos e bandas favoritas?

Faço o “PXE and the ROCKS” todas as sextas a partir das 19h e alguns atrasos na RL . Toco roots, rock e reggae do underground. Gosto de lado B, sons alternativos. Até ouço uma ou outra coisa mais pop, mas não ouço lixo. Me amarro em várias bandas, mas vou citar apenas a trilogia do mangue: Chico Science e Nação Zumbi, Nação Zumbi, Mundo Livre S.A. e deixar que a galera ouça o programa pra conhecer outros sons de qualidade.

6) Que artistas fazem sua cabeça, qual sua obra favorita? E qual o museu que você mais curtiu ter visitado?

Gosto de Klimt, Basquiat, Escher, Acme, Mateu Velasco e muitos outros, mas vou citar “Guernica” do Picasso, outro artista que também curto. Não vou muito a museus, perco várias exposições (rs), mas mergulho de cabeça quando entro numa. De qualquer maneira, curto muito a iniciativa de trazer grandes nomes da arte mundial para o Rio de Janeiro. Vi Keith Harring na Caixa Cultural, Escher no CCBB, mas por sorte, porque estava no lugar certo na hora certa. Ou fui levado por alguma gata…rs

7) Pra finalizar, seu jabá! Deixa o link do seu facebook e um abraço pra galera do Hempa!

Agradeço ao Hempadão pelo convite e aproveito para parabenizar o belo site e todo trabalho a favor da legalização da maconha. Deixo um grande abraço para os amantes da erva, da arte e da liberdade. Para quem quiser conhecer meu trabalho, seguem os links do blog (muita arte pra baixar por lá), da fanpage no FB e do canal no Youtuba, pra galera viajar nos meus vídeos…rs.

https://www.facebook.com/PXEart

http://marciopxe.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/marciopxe

PS: 11.05 é noise na Marcha da Maconha às 16:20 no Coqueirão! [Ele foi – olha a foto]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina