Com novo governo, Canadá deve legalizar a maconha

Hemportagem

hempadao 21 outubro, 2015

Depois de dez anos de controle dos conservadores, o Canadá será governado por um liberal. E uma das principais mudanças que devem acontecer por lá é a legalização da maconha. A posição do partido do futuro primeiro-ministro Justin Trudeau é “legalizar, regular e restringir o acesso à maconha”. 

 

Apesar de tratar a legalização como prioridade durante a campanha eleitoral, o novo primeiro-ministro não ofereceu qualquer previsão de quando, efetivamente, essa legalização irá acontecer. 

A legislação atual do Canadá não descriminaliza o porte de maconha, mas fixa um limite de 30 gramas para distinguir o que é tráfico e o que é uso recreativo. 

Durante a campanha eleitoral o partido de Justin Trudeau defendeu que a legislação atual não previne os jovens de usarem a maconha, coloca nas mãos do sistema penal pessoas com pequena quantidade de drogas, além de fortalecer o crime organizado, uma vez que o dinheiro desse mercado é usado no financiamento de atividades ilícitas. 

A mudança na lei conta com o apoio até da Associação de Chefes de Polícia do Canadá, que considera que as únicas opções que os policiais têm hoje ao se deparar com alguém portando maconha é fingir que nada aconteceu ou seguir em frente com a denúncia e o longo caminho judicial.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina