Colorado arrecada $150 milhões de dólares com a maconha. Será que mais estados vão legalizar? (SHAUREA WORLDWIDE #2)

WAW

hempadao 7 setembro, 2015

Traduzido e adaptado por Bruno Parisotto

Colorado arrecadou tanto dinheiro com o imposto da maconha que uma lei do Estado talvez retorne um pouco para o povo. Mas legalizar a maconha não é um ajuste rápido no orçamento, dizem os legisladores.

O Estado do Colorado trouxe mais de $150 milhões de dólares com os impostos da maconha, segundo dados oficiais do estado.

Mas isso não torna a maconha uma solucionadora de problemas do orçamento avisam os legisladores.

"A grande lição que nós dizemos aos outros estados é que vocês provavelmente não deveriam legalizar a maconha se vocês querem fazer dinheiro – não é por isso que você faz isso," disse J. Skyler McKinley, deputado diretor do escritório do governo de Coordenação da Maconha, ao The Huffington Post. "Você faz isso, pois acha que um mercado regulado podia ser mais seguro do que um mercado não regulado, ou você acredita que a guerra contra as drogas não funcionou."

Um representante de Washington – Estado que arrecadou $83 milhões de dólares com impostos desde que se tornou o segundo Estado a vender maconha – concordou.

"A iniciativa de legalização não foi movida por um desejo de renda, mas isso forneceu uma pequena assistência ao orçamento do nosso Estado," disse Jaime Smith, deputado diretor de comunicações do Governo de Washington Jay Inslee, ao The Huffington Post. "Quando você esta procurando por bilhões de dólares, dezenas de milhões não vão resolver o problema – mas isso certamente não machuca."

Por volta de Fevereiro deste ano, a CNN relatou que os impostos das vendas trouxeram apenas $53 milhões de dólares no Colorado, um número que ficou abaixo das projeções dos analistas e sugeriram que os consumidores foram desligados pelo imposto de 28% na maconha legal.

Mas neste verão (nos E.U.A.), oficiais do Estado relataram que o imposto arrecadado da maconha subiram quase 100%, de acordo com o ABC7 Denver. A renda pulou de $25 milhões de dólares nos primeiros cinco meses de 2014 para $44 milhões no mesmo período esse ano.

Colorado começou direcionando a renda da maconha em programas de escolas e pesquisas em Maio, incluindo providenciar bolsas as escolas públicas dos distritos e escolas fretadas, um oficial de educação contou ao The Huffington Post. Quase $24 milhões de dólares foram alocados ao programa Prédio de Escolas Excelentes de Hoje, disse Kevin Huber.

“Eu não tenho problema algum pagando impostos se eles forem para as escolas,” disse o consumidor local de maconha Maddy Beaumir ao Counter Current News enquanto comprava em um dispensário de maconha.

Mas enquanto a maconha estiver derramando milhões de dólares ao tesouro do Colorado – mais de $152 milhões de dólares desde 2012, segundo o relatório de tributação de renda do Estado – isso vem com seus próprios altos custos de regulação, avisam os legisladores.

"Nossa filosofia é de que a maconha paga seu próprio caminho,” Disse o Sr. McKinley. “Cada centavo que nós trazemos da legalização são dedicados aos custos da legalização. Isto é um quadro regulamentar primeiro, então campanhas sobre educação pública e uso seguro e responsável e então prevenção e programas de tratamento.”

Atualmente, o Colorado esta enfrentando um problema inusitado para um Estado – muita renda.

A “Lei do Direito do Contribuinte” do Colorado requer o Estado emitir reembolsos aos contribuintes se a renda exceder as projeções relata o The New York Times. Os Colorados vão votar em Novembro se o Estado deve usar o dinheiro ou retornar aos cidadãos.

Texto original de Michelle Toh, CSMONITOR.COM. “The Christian Science Monitor.”

http://www.csmonitor.com/USA/USA-Update/2015/0906/Colorado-raises-150-million-from-marijuana.-Will-more-states-legalize



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina