Cientistas produzem substâncias da maconha usando leveduras

Clipadão

hempadao 16 setembro, 2015

Fonte: Gizmodo

A levedura é um organismo incrível – é só pensar na cerveja! – e graças às maravilhas da genética moderna, cientistas criaram uma levedura incrivelmente versátil que produz THC e canabidiol, substâncias químicas encontradas na maconha.

Provavelmente você está imaginando que isso vai criar uma nova indústria de cervejas que deixam as pessoas chapadas, mas os pesquisadores estão se concentrando em algo mais científico. (E cerveja com maconha já existe.)

As leveduras produtoras de THC e canabidiol podem ser fundamentais para o desenvolvimento de mais aplicações clínicas para essas substâncias. A indústria farmacêutica está ansiosa para colocar as mãos em um método de sintetização mais eficiente para pesquisas sobre drogas. Afinal, a cannabis – a melhor produtora desses compostos químicos – continua proibida na maior parte do mundo.

“Isso é algo que pode literalmente mudar a vida de milhões de pessoas”, disse Kevin Chen, do laboratório Hyasynth Bio, ao New York Times. A levedura modificada pode não apenas permitir que cientistas produzam THC e canabidiol mais facilmente, mas também pode ajudar no entendimento de como esses compostos funcionam.

Pesquisadores vêm sintetizando THC e canabidiol há anos; a mais recente descoberta envolve leveduras que usam determinadas moléculas para produzir pequenas quantidades desses compostos químicos. Mas ainda há trabalho a ser feito: em um mundo ideal, a levedura deveria usar açúcares simples, como bioengenheiros já conseguiram fazer com leveduras produtoras de opiáceos.

Inevitavelmente, dizem os cientistas, o grande desafio é chegar a um método que funcione melhor do que as plantas de cannabis. “No momento, temos uma planta que é a Ferrari quando falamos em produção desse composto químico,” explicou o Dr. Jonathan Page. “A cannabis é difícil de ser vencida.” [New York Times]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina