Celebrate – Núcleo de Redução de Risco e Danos! [ReEducação 52#]

REeDUcaÇÃO

hempadao 7 maio, 2014

por Anna Rodrigues

Iae Galera! É com muito gosto que hoje venho falar e divulgar o  núcleo de redução de risco e danos CELEBRATE da cidade de Natal/RN. Núcleo este que surgiu quando voltei do  I congresso internacional sobre drogas(CID2013),aonde lá fui apresentada a política pública de redução de danos e ao coletivo balance. Com essas e demais influências, resolvi então produzir kit’s de redução de danos para distribuir nos eventos de música eletrônica da cidade.

 

Com objetivos de prevenção e de conscientização para diminuição de possíveis adversidades causadas pelo uso inadequado das substâncias psicoativas lícitas e ilícitas a ideia foi tomando forma e pessoas interessadas de coração limpo, com crenças de que não é utópico a utilização de drogas, se fomentou e concretizou essa ideia. Hoje tem como responsáveis diretos eu, Anna Rodrigues, futura gestora de políticas públicas e redutora de danos e Simone Carla, enfermeira pós graduada e também redutora de danos. Empenhadas em desenvolver atividades que possibilitem o melhor aproveitamento das energias existentes nos eventos de música eletrônica, nos comprometemos em levar amor, carinho e compreensão para solução das problemáticas que possam surgir.

A redução de danos é uma estratégia de saúde pública que  pensa e desenvolve práticas em saúde ,levando em consideração a singularidade dos sujeitos ,valorizando assim sua  autonomia, e priorizando sua qualidade de vida. Trabalhar nessa área é acolher as pessoas como elas são, levando em consideração seu nível de dependência, sem julgamentos comportamentais, e lembrando sempre que somos todos humanos e portadores de direitos.

 

O CELEBRATE tem como missão e empenho a busca da seguridade, liberdade de escolha e dos direitos humanos. Dedicamos nossas ações para que os eventos de música eletrônica possam se manter em  equilíbrio. Desenvolvemos um espaço para respirar, se informar, descansar , conversar  e se estabilizar. Através de informações, paciência e carinho, nossa equipe se disponibiliza para o apoio das “bad trips”.

CELEBRATE quer dizer celebrar, que é comemorar com alegria. Reiniciamos, a cada dia, a celebração da nossa vida! Vida essa, que é ação própria do ser humano, porque a pessoa humana é um ser pensante. Celebramos a cada dia alegrias e sofrimentos. Os sofrimentos são momentos de purificação e de aprendizado, nos dando oportunidade de melhorar nossa forma de viver e de sobreviver, e consequentemente nossa capacidade de convivência.

1798487_714137668619209_310376900_n

Desde janeiro estamos trabalhando não só no Estado do Rio Grande do Norte, eventos em recife como na foto (Liquid Sky 10 anos,com: S.O.S LIFE) foram alegres, e compartilhadores da ideia. Sempre com uma equipe médica, nossas ações se tornam mais autenticas e verdadeiras. Sempre procurando construir um espaço que se torne privilegiado para aqueles que necessitarem de assistência, levamos mecanismo para organização de um ambiente lúdico e aconchegante, além da distribuição dos Flyer informativos. Nossa página no facebook nasceu, e ficaria feliz com o compartilhamento de vocês, além claro de opiniões e tudo mais que possa vir a acrescentar em nosso trabalho.Quero aproveitar para agradecer a Simone Carla, uma luz e grande amiga que ganhei! Rogério de Souza , designer gráfico  e também Amigo com A maiúsculo.! Entre outras pessoas mais que especiais que acreditam em Nosso trabalho!

Venho também divulgar as nossas Marchas da Maconha! Em Mossoró irá ocorrer no dia 17/05, e em Natal irá acontecer no dia 25/05 . Muito além de marchar pelo que acreditamos, caminhar pelo que queremos!

Mais informações AQUI e aqui: Coletivo Antiproibicionista CannabisAtiva



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina