Beltrame defende regulamentação das drogas para frear violência

O carioca e demais brasileiros que acompanham o noticiário policial já sabem que as famosas UPPs fracassaram na tentativa de controlar o poder do narcotráfico nas comunidades mais pobres do Rio. 

O próprio Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, admitiu que a regulamentação do uso das substâncias hoje proibidas pode ser uma solução para a violência. 

“O combate às drogas, hoje, é uma coisa irracional. O estado tem que se preparar para tratar o jovem (usuário). Descriminalizada (a droga) já é. É preciso regulamentar. Estive em Portugal para ver como funciona isso lá, e funciona maravilhosamente. É preciso tentar aqui”, declarou o secretário durante uma audiência na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 

Não custa lembrar que o Hempadão, quando era blog recém-criado, fez uma música alfinetando este mesmo secretário por ele ter culpado os usuários de drogas pela violência no Rio de Janeiro. Quem é leitor das antigas vai lembrar deste som: 

Responsável por comandar a polícia, Beltrame também reclamou da ausência de ações policiais em comunidades carentes, onde o poder público só costuma entrar com ações repressivas. 

“Sempre convivemos com discursos cínicos de prefeitos e governadores de que não podiam chegar nas comunidades para realizar os programas necessários. Agora podem. Na Providência, por exemplo, já podia. E nada foi feito. A situação (de violência) voltou. Entramos lá de novo. E agora o poder público já pode entrar novamente… tem comunidade onde começamos um trabalho em 2008 e ainda hoje tem esgoto correndo a céu aberto. Fica difícil”, lamentou.