Agenda do Mandáca #14 – O RAP, O REGGAE E A RESISTÊNCIA!

MandacaIndica

hempadao 29 setembro, 2013

por Mandacaru**

Ubatuba, BH e Botafogo na agenda da marófa!

SEG

Irresistível pra quem faz resistência é o lançamento do livro: “Mochileiros nos anos de chumbo”.

O livro baseado na viagem de dois mochileiros(foto) e estudantes de jornalismo durante os anos de chumbo no Brasil será lançado na próxima segunda-feira (30) em Belo Horizonte. Quase 50 anos depois do golpe militar de 1964, os jornalistas Sérgio Aspahan e Márcio Godinho relembram o período com uma narrativa dirigida, sobretudo, aos jovens de hoje que em sua maioria tem uma vaga ideia do que foi esse período de medo e privação do direito à liberdade de expressão, que começou a se desfazer em 1979 com o então presidente e general Ernesto Geisel e enterrado com o último presidente militar, João Batista Figueiredo.

O livro “Mochileiros nos anos de chumbo – Diário de viagem de dois estudantes de jornalismo no Brasil da ditadura militar” faz uma releitura do diário de uma viagem de quatro meses que os autores, então calouros dos cursos de jornalismo da PUC e UFMG, fizeram ao Norte-Nordeste do Brasil em 1976, divulgando o jornal de esquerda Movimento, um dos raros veículosdeoposiçãoàditaduramilitar.

Nele, Aspahan e Godinho descrevem a geografia, a cultura e o modo de vida do povo nordestino, aproveitando os locais e datas para contar, com linguagem coloquial e irreverência, alguns eventos importantes da história brasileira, desde o golpe militar chamado República até o fim da ditadura, em 1985.

Utilizando pesquisas, fotos e reproduções de jornais, os autores mostram os bastidores do golpe militar e a resistência do movimento estudantil, de setores progressistas da Igreja e da imprensaalternativa.
Outras efemérides são abordadas pelos jornalistas, como a abolição da escravatura, o suicídio de Getúlio Vargas, as suspeitas mortes de Costa e Silva, Castelo Branco, João Goulart, Juscelino KubitscheckeTancredoNeves,entreoutras.
O livro, publicado pela Duplo Ofício Editora, com patrocínio da Lei Rouanet e da Caixa, foi lançado no II Festival de História, em Diamantina, no dia 21 de setembro, com debate entre autores e público. O lançamento do livro será lançado na livraria Pátio Savassi, região Centro-Sul da capital, a partir das 19h30.

 

TER

A Primeira Batalha de Botafogo!!

Em sua primeira edição, o encontro promove o contato direto da nova geração de MC’s e Produtores da região com a finalidade de orientar e motivar os futuros nomes da cena através de uma batalha de rima com apresentações de grupos de rap em atividade na cena independente.

Quem apresenta a Batalha é ninguém menos que Allan Benevenuto(foto), um dos maiores MC´s de batalha da atualidade no País e também representante da Boom Pró Arte/Comando Selva.

O evento abre as portas as 17h e nos intervalos das Batalhas rolam diversas apresentações, entre elas Taz Mureb, 2.2 e Esquilo!

#Open

DJ Residente – Bilico (2.2)

#Estande DNA com vendas de roupas e mixtapes nacionais.

Preço: 15 lascas!

 

SAB

SP – Ubatuba:

Lançamento da Revista REGGAE BRASIL #5

Vai rolar na inauguração do mais novo pico Reggae do Litoral Norte, a Toca do Siri!! Piscina Local legalize, show alive com o Filosofia Reggae Original e Junior Dread(foto)

Praia Vermelha- Litoral Norte – Rodovia Rio-Santos Km 101

Serviço:

Ingressos antecipados:

Homem 10 lascas…leva grátis 1 DVD FILOSOFIA REGGAE ORIGINAL E A REVISTA REGGAE BRASIL

Mulher: GRÁTIS ATÉ 12:00!!! Após: 5 lascas e também leva DVD FILOSOFIA REGGAE ORIGINAL E REVISTA REGGAE BRASIL

INGRESSOS? (11) 9 60705056 / 997791717

infos: bongproducoes@hotmail.com

valeu aê irmandade, até sábado que vem! um abraço marofaaaááaadou…

 

MANDE SEU EVENTO PRA NÓS, ESTAMOS DOIDÕES PRA DIVULGAR!

hempadao@gmail.com

 

** Ele mandou no sábado, nós que “sequelamos” e só conseguimos abrir o email domingo. Perdão, marofa!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina