A Legalização vai Aumentar o Consumo?

Hemportagem

hempadao 25 julho, 2013

Desde o início do século 20 o proibicionismo usa a tática do medo para convencer a população da importância desta polícia. Primeiro diziam que o baseado pode viciar com um único trago, que torna a pessoa violenta e é um caminho sem volta…

Hoje, com fracasso da tentativa de acabar com as drogas ilícitas, dizem que a legalização só vai fazer aumentar o consumo. Nós, defensores da legalização, costumávamos responder dizer que dizendo que tal argumento é leviano, já que nenhum país adotou a legalização plena da maconha (nem a Holanda) e não da para dizer com tanta certeza o que vai acontecer.

 

Mas agora temos uma pesquisa para dizer que esta é mais uma falácia proibicionista. Um estudo coordenado pela socióloga Julita Lemgruber, da Universidade Cândido Mendes, revelou que 97% das pessoas que não usam drogas ilícitas vão continuar sem usar se elas forem legalizadas. Os dados completos deste estudo serão divulgados em breve.

Também vai para ralo o mito de que as pessoas não usam porque é proibido. Qualquer usuário e não usuário de droga ilícita sabe que fácil comprar. Com um pouco de disposição você chega na boca e sem disposição você recebe ela em casa com um telefonema. E quando a repressão fecha um canal de vendas existe outro se abrindo na próxima esquina.

Legalizar não é uma medida para dizer aos caretas como as drogas são boas. Serve para tornar este mercado mais pacífico e transferir os problemas da delegacia para o posto de saúde.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina