87% dos Maceioenses são contra a Liberação da Maconha?! Será!?

Contra Maconha

hempadao 28 agosto, 2013

Geralmente as quartas é o dia de consultar o oráculo Google sobre quem anda se posicionando contra a erva. Desta vez é um combo de mídia mais pesquisa de opinião, num golpe de produção e veiculação do erro. O portal Alagoas soltou esses dias a notícia de que 87% do povo de Maceió é contrário a “liberação da maconha”. Liberação é uma palavra muito fora do contexto dos movimentos de luta pela legalização, será que eles não sabem disso? Nenhuma droga, nem sequer as lícitas, tem sua venda liberada. Todas tem suas restrições. Com a maconha não pode ser diferente, então a pesquisa está ruim na gênese, já na pergunta. Parece que o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino é contra maconha.

Talvez o resultado fosse outro se a pergunta fosse: você é a favor de pesquisas sobre uso medicinal da cannabis? Fazer uma pesquisa informativa é mais complicado do que uma reverbere o senso comum. Mas não foi de todo ruim, pelo menos a pesquisa mostra que conforme sobe o nível de instrução, subiu também o número de pessoas defendendo mudanças nas leis de drogas. Já na medida da faixa etária a relação é oposta, quanto mais subiu a idade dos opinadores, mais contrárias à legalização foram as respostas.

A pior maldade cometida pelo portal é o título. No título, parte mais lida da matéria, eles dizem que 87% da população disse não à legalização, mas logo na primeira linha diz o texto que a pergunta é sobre liberação. Qualquer leigo sabe a diferença entre liberar e legalizar, mas bem que podiam ensinar isso na faculdade de jornalismo porque é um erro tão comum!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina