1º Seminário sobre Psicodélicos – Saiba como foi!

Portas da Percepção

hempadao 5 dezembro, 2014

Ocorreu, no dia 26 de novembro de 2014, o 1º Seminário sobre Psicodélicos – Rio de Janeiro, realizado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O Seminário foi um grande sucesso, contando com uma média de público acima do esperado. Desde o início o tom do seminário foi claro, no sentido de ter deferido sérias críticas ao modelo proibicionista, enquanto política de drogas, e as formas de tratamento unicamente focadas na abstinência ou, pior, quando limitam a liberdade e promovem violações dos direitos humanos.

image

Por um viés absolutamente distinto, o Seminário promoveu uma discussão sobre as formas de redução de danos e riscos, iluminando debates sobre as formas de uso tradicionais e contemporâneas de substâncias psicoativas psicodélicas, seja em ambientes psicoterapêuticos, médicos, religiosos ou lúdicos. Os palestrantes ressaltaram os riscos aos usuários oriundos da falta de conhecimento sobre o que estão de fato utilizado. Em grande medida, este foi destacado como grande risco no consumo de psicodélicos; um risco, cabe mencionar, oriundo da política de proibição. Muitas ações de redução de danos ainda sofrem por ausência de investimento, quando não de franca repressão.

Enquanto avançou-se no debate sobre a legalização da maconha, nunca se proibiram tantos psicodélicos, no Brasil e no mundo. Com efeito, é indecente promover a legalização de alguns psicoativos, mas alimentar a violência do tráfico de drogas com a proibição de centenas de outros. A última mesa do Seminário centrou-se sobre estes danos do proibicionismo; sobre os danos e violações cometidas por políticas que cerram os punhos contra a liberdade.

Em breve estaremos disponibilizando os vídeos do I Seminário sobre Psicodélicos. Fica o agradecimento a todas e todos envolvidos. Deixo-os com a transcrição (levemente alterada) da minha fala na abertura do evento e com a fala do Sandro Rodrigues na primeira mesa, já disponível no site do Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre Psicoativos (NEIP).

Diante da importância da reunião de tantos pesquisadores e psiconautas, estamos reunindo um grande grupo de pessoas na página do facebook: https://www.facebook.com/groups/274492066047575/ para organização das Alas Psicodélicas na Marcha da Maconha e, quem sabe, a criação da Marcha Psicodélica!

Abertura (link)

1ª mesa: Sandro Rodrigues (http://www.neip.info/upd_blob/0001/1562.pdf)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina